quinta-feira, 24 de junho de 2010

Artigo: Percepção de risco

Temos em Santa Catarina a melhor Defesa Civil do país. E precisamos continuar a investir em seu aparelhamento. O governo do Estado deve liberar nos próximos dias mais R$ 2 milhões de recursos como reforço orçamentário para o seu trabalho preventivo, educativo e de restabelecimento de áreas afetadas.

A questão ambiental é importante para Santa Catarina, um Estado que registra de 20 a 30 eventos climáticos extremos por ano e que atingem, com maior ou menor gravidade, milhões de pessoas. Não devemos enfrentar a natureza. Aprendemos que o melhor que temos a fazer é prevenir para que ela não provoque tantos problemas sociais. Prevenir, no caso, significa evitar que áreas de risco sejam ocupadas e para isso definir programas habitacionais amplos e dinâmicos, em áreas seguras.

Temos também de trabalhar em educação, para melhorar a percepção de risco das pessoas de modo geral, ainda muito baixa em nosso Estado. Para o chefe de família que escolheu morar na encosta dos morros – ou em áreas sujeitas a enchentes –, o lugar mais seguro da cidade é a sua própria casa. Muitas famílias ainda não conseguem enxergar a ameaça de desabamento dos morros. Em termos ideais, em vez de simplesmente proibirmos a ocupação das encostas, deveríamos contar com a colaboração das próprias famílias em não se instalar nesses lugares.

Mesmo dragados, alargados ou canalizados, córregos e rios nunca deixarão de provocar enchentes. Remover famílias que se instalaram em áreas sujeitas à inundação é mais difícil e dispendioso do que evitar que essas áreas sejam ocupadas.

Em Santa Catarina, a questão ambiental é algo tão sensível que tem merecido atenção permanente do governo do Estado. E não deixamos de lançar um pedido às comunidades de Santa Catarina, especialmente à de ambientalistas, para que nos ajudem a encontrar soluções viáveis, sustentáveis e definitivas para as áreas do Estado que, historicamente, enfrentam o grave flagelo das inundações.

O artigo sugerido pelo deputado Tomelin (PSDB) foi escrito pelo governador do estado, Leonel Pavan, e publicado no Jornal de Santa Catarina na segunda-feira, 21 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário