quinta-feira, 15 de julho de 2010

Tomelin opina sobre transparência nas contas do Estado

A transparência nas contas do governo catarinense vai bem quando comparada aos outros estados brasileiros. A ONG Contas Abertas divulgou ontem um ranking dos portais de prestação de contas dos Estados e do governo federal. Entre os 28 analisados, Santa Catarina aparece em 7º lugar. Para contribuir com esta realidade, o deputado estadual Tomelin (PSDB) elaborou o Projeto de Lei (leia mais sobre a proposta) que trará mais clareza e transparência às ações dos representantes na Assembleia Legislativa (SC). A proposta sugere a publicação na internet de um demonstrativo dos cargos públicos, com as respectivas remunerações, gastos pessoais, vantagens, aposentadorias, reformas, pensões e gratificações.

Tomelin afirma que é preciso ir em frente. “Como sempre digo, não podemos parar. Temos uma boa posição, mas podemos e devemos buscar um lugar melhor neste ranking. Por isso criei o projeto de lei que obriga funcionários do poder a publicar periodicamente um demonstrativo dos gastos pessoais. Isso é nosso dever e direito do cidadão catarinense. Temos 80% de aproveitamento na atualização dos dados. Vamos chegar a 100%. É isso que proponho, um mandato transparente, acessível aos catarinenses”, destaca.

A nota ficou acima da média nacional. O governo do Estado tirou 5,56. A média é 4,98. O aproveitamento catarinense chegou a 80% no item de atualização de dados. O abastecimento diário de informações e a oferta de dados de anos anteriores foram um diferencial do site.

Leia mais informações no texto publicado hoje, 15 de julho, pelo Diário Catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário