quinta-feira, 29 de julho de 2010

Tomelin valoriza a cultura no Vale do Itajaí

A diversidade étnica, cultural, econômica, folclórica, paisagística e gastronômica de Santa Catarina constitui, seguramente, sua maior riqueza. Blumenau e as belas construções em enxaimel enchem a paisagem do Vale do Itajaí. Fazem com que nativos e visitantes se sintam em terras germânicas ou colonizadas de forma exemplar por seus imigrantes. Quando esteve há dias no Estado, o candidato José Serra fez um comentário pertinente no intervalo do Painel RBS. Se aqui vivesse, faria uma campanha para que nenhuma cidade possuísse mais de 500 mil habitantes. Certíssimo! O equilíbrio entre regiões e cidades é outra fortuna da cidadania barriga-verde.

Pois Blumenau prepara-se para lançar um projeto inovador e de real importância para valorização de suas origens e resgate de suas tradições. Lançará dentro de 30 dias a “Rota do Enxaimel”. Consistirá num percurso de 10 quilômetros em Vila Itoupava, onde os visitantes, a pé ou de bicicleta, poderão desfrutar de uma paisagem única no Brasil. São mais de 13 construções autênticas em enxaimel. (Extraído da coluna de Moacir Pereira de hoje, no DC).

Tomelin afirma que este projeto vai valorizar, e muito, a cultura da região. “Além de fomentar o turismo e a economia em Blumenau e nas outras cidades próximas, a rota contribuirá para o resgate cultural e histórico da cidade. Precisamos fortalecer nossas raízes e nelas buscar forças para promover o desenvolvimento da região. É importante que façamos deste panorama um espelho e assim trabalhar os pontos positivos que temos. Com uma cultura fortalecida, teremos também o turismo, a economia e, gradativamente, poderemos investir os recursos obtidos na qualidade de vida dos cidadãos do Vale. Com coragem e muito trabalho, vamos conquistar tudo isso”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário