sexta-feira, 30 de julho de 2010

Blumenau é referência

O Hospital Santa Isabel, da rede Divina Providência, em Blumenau, é referência no Brasil em transplantes de fígado. Desde 2002, quando se iniciou o serviço, 430 transplantes já foram feitos. De acordo com o Marcelo Nogara, gastroenterologista, hepatologista e chefe da equipe de transplantes de fígado do hospital, a média ideal para Santa Catarina, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), seria de 120 transplantes por ano.

– Estamos no caminho porque realizamos 90 transplantes de fígado por ano – destaca Nogara.

Tomelin destaca a importância da entidade. “É um orgulho ver que Blumenau possui hospitais referências em diversas áreas. O exemplo está aí. O Hospital Santa Isabel realiza um trabalho sério e fundamental para a saúde do catarinense. Sabe-se que hoje as filas na espera por órgãos são imensas. Tenho trabalho por isso, pela saúde dos cidadãos. Como deputado, trouxe investimentos para as instituições de saúde. Precisamos sempre deixá-las completas, com infraestrutura adequada e profissionais de qualidade”, explica.

Abaixo, leia outras notícias sobre a contribuição de Tomelin para a saúde.

Reconhecimento ao Hospital Santo Antonio

Mais exames para bebês recém-nascidos

Deputado quer aplicar ICMS devido por empresas para a área de saúde

Tomelin destaca o que fez pelos atingidos em 2008 

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Tomelin valoriza a cultura no Vale do Itajaí

A diversidade étnica, cultural, econômica, folclórica, paisagística e gastronômica de Santa Catarina constitui, seguramente, sua maior riqueza. Blumenau e as belas construções em enxaimel enchem a paisagem do Vale do Itajaí. Fazem com que nativos e visitantes se sintam em terras germânicas ou colonizadas de forma exemplar por seus imigrantes. Quando esteve há dias no Estado, o candidato José Serra fez um comentário pertinente no intervalo do Painel RBS. Se aqui vivesse, faria uma campanha para que nenhuma cidade possuísse mais de 500 mil habitantes. Certíssimo! O equilíbrio entre regiões e cidades é outra fortuna da cidadania barriga-verde.

Pois Blumenau prepara-se para lançar um projeto inovador e de real importância para valorização de suas origens e resgate de suas tradições. Lançará dentro de 30 dias a “Rota do Enxaimel”. Consistirá num percurso de 10 quilômetros em Vila Itoupava, onde os visitantes, a pé ou de bicicleta, poderão desfrutar de uma paisagem única no Brasil. São mais de 13 construções autênticas em enxaimel. (Extraído da coluna de Moacir Pereira de hoje, no DC).

Tomelin afirma que este projeto vai valorizar, e muito, a cultura da região. “Além de fomentar o turismo e a economia em Blumenau e nas outras cidades próximas, a rota contribuirá para o resgate cultural e histórico da cidade. Precisamos fortalecer nossas raízes e nelas buscar forças para promover o desenvolvimento da região. É importante que façamos deste panorama um espelho e assim trabalhar os pontos positivos que temos. Com uma cultura fortalecida, teremos também o turismo, a economia e, gradativamente, poderemos investir os recursos obtidos na qualidade de vida dos cidadãos do Vale. Com coragem e muito trabalho, vamos conquistar tudo isso”, destaca.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

SC recebe 2,7 mil toneladas por mês de outros estados

Além de ter que se preocupar com o destino correto para o lixo que gera – cerca de 3,6 mil toneladas por dia – Santa Catarina ainda recebe outras 2.780 toneladas por mês, vindas do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. São resíduos domiciliares e industriais, alguns considerados perigosos como lixo contaminado com óleos e tintas. Mas, apesar do risco, não há um controle rígido sobre a entrada deste material. A situação preocupa entidades ambientalistas, que temem uma possível contaminação de solos, água e ar.

O recebimento de lixo de outros estados é permitido por lei e deve ser fiscalizado pelo órgão ambiental estadual. Porém, isso não é feito de maneira adequada, admite o diretor de resíduos sólidos da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Luiz Antonio Garcia:

– Não há mecanismos suficientes para acompanhar de perto a entrada do lixo em SC. Os relatórios encaminhados pelas empresas não são padronizados nem digitalizados.

Para Tomelin (PSDB) o problema vai além da falta de fiscalização. “É preocupante. É preciso entender por que este lixo é trazido para cá. É necessário trabalhar para que ele diminua por completo. Não basta ser apenas um Estado com estrutura e depósitos de lixo adequados. Necessitamos e devemos pensar em políticas ambientais, na seleção e reciclagem de lixo. Este assunto passou pela Assembleia e uma emenda global flexibilizou fazendo restrições unicamente a lixo radiotivos ou que causem problemas fitosanitários. É aceitável indústrias da reciclagem, mas depósitos de lixo não. Vamos trabalhar na conscientização, na preservação do ambiente, para um futuro melhor. A poluição afeta diretamente nossas rotinas, diminui a qualidade de vida e compromete o turismo. Catástrofes, como a de 2008, são alertas para atitudes sustentáveis. Precisamos mudar estaa realidade . Catarinense, vamos juntos trabalhar por um futuro melhor”, destaca Tomelin.

Leia a matéria na íntegra no site do Diário Catarinense.

DIA DA IMPRENSA! Dia de reafirmar a liberdade de expressão

"Hoje, 28 de julho, é dia da Imprensa! Mas acima de tudo, é dia de reflexão, dia da democracia, onde a liberdade de expressão e opinião se fundamenta". É assim que pensa o deputado Tomelin (PSDB). "A transparência e a dialética tem na imprensa e em seus profissionais o motor de toda uma sociedade. Eu sei o que é isso. Tenho o exemplo dentro de casa. Meu avô, Honorato Tomelin, foi um dos pioneiros na imprensa escrita de Jaraguá do Sul e de Blumenau. Sem uma imprensa isenta, forte, independente financeiramente e crítica, não haverá política e políticos que se aperfeiçoem na causa cidadã. Então quero parabenizar, em especial, vocês, profissionais da comunicação, pela informação, opiniões e conteúdos, prestadas aos cidadãos e cidadãs".

Esta é a mensagem de Tomelin, em homenagem à imprensa catarinense.

Dia 28 de julho, DIA DA IMPRENSA.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Colombo lança site de campanha

Raimundo Colombo que também lançou seu site na internet e foi elogiado por parte da mídia catarinense devido as ferramentas de interatividade, tem o apoio do candidato a deputado estadual Tomelin (PSDB). A exemplo de Colombo, Tomelin também está com todas as mídias sociais, site e blog completos. No blog, os eleitores têm acesso aos projetos, fotos, notícias, vídeos e também a informações sobre como doar recursos para a campanha. Aqui, no blog, você, eleitor, pode ler a opinião de Tomelin sobre os principais assuntos da semana, ver o que foi publicado na imprensa, o jingle da campanha, informativo impresso, entre outras informações.

Giancarlo Tomelin e José Serra

Tomelin (PSDB) e Serra (PSDB), juntos, na última sexta-feira, em Blumenau

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Tomelin aposta na troca de informações com o catarinense

As eleições 2010 estão cada vez mais próximas. Logo, você verá na TV e ouvirá na rádio as propostas do candidato a deputado estadual, Giancarlo Tomelin (PSDB). No entanto, este ano a liberdade de informação ganhou uma atenção especial. Com o advento das novas mídias e o aprimoramento da internet, ficou ainda mais fácil disseminar as ideias e prioridades do político entre os eleitores.

Essa ação já é feita por importantes representações políticas, como o candidato a presidência da República, José Serra (PSDB), e também pelo candidato ao governo estadual, Raimundo Colombo (DEM). Tomelin (PSDB) comenta sobre o seu trabalho com os internautas.

“Uso o exemplo desses candidatos e vou além no trabalho na internet. Não quero apenas divulgar meu trabalho, quero trocar informações, ideias com os cidadãos catarinenses. Estou em várias mídias, em vários meios, com o objetivo de chegar em diferentes pessoas, com diferentes pensamentos. Contribua com suas sugestões, com o que você acredita ou pensa sobre a política. Estou aqui para ouvi-lo, catarinense. Vamos construir juntos uma nova Santa Catarina e para isso, preciso da sua colaboração, preciso e quero saber quais são suas necessidades”, afirma Tomelin.

“Há ainda uma grande vantagem em todo esse trabalho. As informações estão ali, arquivadas, salvas, e o eleitor pode acessá-las quando quiser, quando houver dúvidas. Na TV ou no rádio, a informação se perde. Na internet não. Ela está ali, registrada”, acrescenta o político.

É interessante também saber onde tudo isso começou. O pioneiro na divulgação da campanha foi atual presidente norte-americano Barack Obama. Ele usou como estratégia a rede mundial de computadores para se aproximar dos eleitores e do público jovem, usuário das novas tecnologias de comunicação. Foi surpreendente a aceitação e a disseminação das informações.

Além deste blog, Tomelin costuma trocar informações com os cidadãos por meio do:

Twitter

Facebook

Orkut

Youtube

Picasa

Site

Não deixe de navegar pelo blog, acessar as notícias sobre os trabalhos de Tomelin, veja as opiniões do político sobre assuntos do dia-a-dia catarinense.

Aproveite e faça o download do informativo impresso e ouça o jingle da Campanha 2010.

Leia trechos da entrevista com José Serra

O candidato a presidência da República, José Serra (PSDB), esteve na sexta-feira em Blumenau e Tomelin (PSDB)o acompanhou em todos os momentos. Serra concedeu entrevista ao Jornal de Santa Catarina. Abaixo, você vê os principais trechos publicados na edição do final de semana.

– Passaram oito anos e a duplicação não foi feita. Ela é importante para a economia brasileira porque a rodovia é um corredor de exportação. Eu não estou aqui fazendo uma promessa, assumindo um compromisso. Estou fazendo um anúncio. Isto vai ter prioridade.

A duplicação da rodovia integra uma lista de sugestões de obras fundamentais para o Vale do Itajaí, elaborada e entregue ao presidenciável pelo prefeito João Paulo Kleinübing (DEM) e líderes empresariais. Uma das reivindicações ganhou destaque no discurso de Serra no comício que fez no Clube 25 de Julho, onde foi recepcionado por correligionários: a conclusão do Hospital Regional Universitário, da Furb

– O hospital-escola melhora a base da saúde. Saúde não é só equipamento, instalação e remédio. Saúde são as pessoas – complementou, sob aplausos.

Minutos antes, durante a coletiva de imprensa improvisada em frente à pastelaria, o presidenciável já havia criticado a falta de agilidade na liberação de recursos emergenciais para ocasiões de desastres climáticos, como o ocorrido em novembro de 2008 no Vale do Itajaí:

– É preciso ter outro esquema. Não pode chegar o presidente ou o ministro e anunciar R$ 300 milhões e não vir nada ou demorar muito pra sair. Daí o dinheiro perde a eficácia.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Tomelin acompanha Serra em Blumenau


Tomelin acompanhou, na noite desta sexta-feira, a visita do candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra. Junto com ele estavam diversas lideranças políticas e empresariais da cidade, o coordenador político da campanha de Tomelin, Valdair Matias, além dos candidatos a deputado federal Napoleão Bernardes, ao Governo do Estado Raimundo Colombo, a senador Luiz Henrique da Silveira e Paulo Bauer e o presidente de honra do PSDB estadual Dalírio Beber.

Depois de lançar diversos elogios ao Estado de Santa Catarina, à cidade de Blumenau e ao nosso povo, Serra falou sobre sua trajetória política e dos planos que tem para mudar o Brasil para melhor especialmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. O candidato prometeu ajudar na conclusão do Hospital Regional Universitário, da Furb, e melhorar as estradas que ligam Santa Catarina ao restante do país. "Santa Catarina é um Estado exportador e as estradas, que são a ponte para o desenvolvimento, não podem ficar como estão", enfatizou.

Tomelin acredita nas propostas e ideias de José Serra e concorda que o desenvolvimento regional passa pela infraestrutura para escoar a produção das indústrias catarinenses, o que também dará segurança para o povo do Estado. "As bandeiras levantadas pelo nosso candidato à Presidência da República são as mesmas pelas quais lutamos para o Estado de Santa Catarina. Estamos todos juntos com Serra!".

Tomelin está com Serra e você?

O candidato a presidência da República, José Serra (PSDB), chega agora, no final da tarde em Blumenau. Tomelin (PSDB) acompanhará de perto o roteiro que Serra seguirá. Às 17h30min, os políticos farão uma caminhada plea rua XV de Novembro. Na sequência, Tomelin, Serra e os demais representantes políticos seguirão para o Centro Cultural 25 de julho. A ideia é reunir membros da Tríplice Aliança. À noite, o encontro entre os candidatos e afiliados será na Festitália. Acompanhe você também!

Fique de olho! Hoje, tem entrevista com José Serra na TV COM

O Grupo RBS estreia hoje uma série de entrevistas com os principais candidatos à Presidência da República. O objetivo é conhecer as propostas dos presidenciáveis para Santa Catarina. O primeiro convidado do Painel RBS será o candidato José Serra (PSDB), hoje, na Capital.

A entrevista será às 14h, na sede da RBS TV, em Florianópolis. Ela será transmitida ao vivo pela TVCOM, e pela internet em http://www.painelrbs.com.br/. O programa será divido em três blocos. O apresentador Mário Motta será o mediador e os jornalistas Estela Benetti, Moacir Pereira e Roberto Azevedo serão os entrevistadores. Cada jornalista deve fazer duas perguntas por bloco. Os questionamentos vão abordar assuntos como infraestrutura, fontes energéticas, saúde pública, saneamento básico, educação e turismo. Dentro de cada tema, o conteúdo será direcionado para interesses dos catarinenses, como a duplicação da BR-101 Sul e as obras de reconstrução nos locais atingidos pelas enchentes de 2008.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Valdair fortalece campanha do PSDB em Blumenau e comanda Tomelin

Por trás de uma campanha política, sempre existem muitos nomes. Valdair Matias, presidente do diretório do PSDB (Blumenau) e coordenador da campanha do Tomelin (PSDB) se destaca entre eles. Ele acaba de assumir a coordenadoria política da campanha do deputado Tomelin. Experiente e profissional criou um conselho específico para opinar e ampliar os pontos comuns entre Tomelin e o candidato a deputado federal, Napoleão Bernardes. “A nossa meta é fortalecer a representatividade política no Vale do Itajaí. Aceitei este desafio e tenho certeza que vou cumprir estes objetivos”, afirma.

Ele continua: “Este também é um projeto do PSDB e representa a renovação de ideias e ações políticas já comprovadas de forma ampla pelo Napoleão Bernardes na Câmara de Blumenau e por Tomelin na Assembleia Legislativa. São fatos novos. São novas apostas. São novos tempos. São pessoas preparadas, com novas visões, experientes e que trazem um novo jeito de fazer política. Blumenau necessita disso. Os dois candidatos somam e se fortalecem. Ganha a cidade, a região e principalmente os eleitores e eleitoras. Queremos um PSDB forte. O Vale precisa de uma representatividade capaz e inovadora, olhando para o futuro das pessoas”.

Leia trechos da entrevista de Colombo ao Jornal de Santa Catarina

Hoje, 22 de julho, o Jornal de Santa Catarina, publicou entrevista com o candidato ao governo estadual, Raimundo Colombo (DEM). Abaixo, você lê trechos da conversa entre o político e jornalistas do Grupo RBS. Para ter acesso à entrevista na íntegra, basta clicar aqui.

Jornal de Santa Catarina – Quais sâo seus planos para a descentralização? O modelo continua com as 36 regionais?

Raimundo Colombo – Sim. Vamos aproveitar todas as questões que têm aprovação da sociedade. Dar ênfase e força ainda maior aos conselhos [de desenvolvimento regional]. Fazer um processo temático. Por exemplo, saúde. Quero reunir todos os diretores de hospitais da região, associação de médicos, secretários municipais e, com valor definido, apontar prioridades.

Santa – Como diminuir os problemas de falta de leitos e médicos?

Colombo – É muito específico de cada cidade. Tem lugares que a questão é trabalhar a gestão interna. É um assunto que não pode ser discutido politicamente. Precisa ter o embasamento técnico. Tem que conversar com os médicos, para saber qual é a prioridade.

Santa – Santa Catarina tem hoje cerca de 14 mil presos e 7 mil vagas no sistema prisional. Como avançar?

Colombo – Ampliar a rede penitenciária. Não há outra forma.

Santa – Ampliar a rede como? Transferindo para iniciativa privada, por PPP?

quarta-feira, 21 de julho de 2010

José Serra visita Blumenau na sexta-feira

Na próxima sexta-feira (23), o Candidato à Presidência da República José Serra estará em Blumenau. O deputado Tomelin (PSDB) acompanhará o candidato em todos os momentos pela cidade.

Serra chegará às 16h, acompanhado do Governador Leonel Pavan, do candidato ao Governo do Estado, pela Tríplice Aliança, Raimundo Colombo (DEM), o vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB), os candidatos ao Senado, Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e Paulo Bauer (PSDB), e iniciará um a caminhada pelo Centro da cidade, seguindo por volta das 17h30min, para o Clube 25 de Julho, na Rua Sete de Setembro, no Bairro Velha, onde será recepcionado pelas caravanas de simpatizantes, militantes e pelos partidos que compõem a Tríplice Aliança – PSDB, PMDB e DEM, e ali fará seu pronunciamento aos presentes. Está prevista também a possibilidade de Serra participar à noite da 17ª Festitália em Blumenau.

Tomelin opina sobre o crack

O crack, indiretamente, fez a sociedade olhar para o problema das drogas, apontado como causa para o alto índice de homicídios em certas cidades catarinense. É no que acredita Edson Amaral, coordenador-geral da Central Única das Favelas em Santa Catarina (Cufa).

— O problema das drogas estava lá, nas favelas. O crack espalhou os crimes, como assaltos, sequestros-relâmpago e latrocínios. O usuário fica parecendo um morto-vivo e acaba cometendo esses crimes — avaliou.

Tomelin (PSDB) é enfático. “Repito: tirem seus filhos das ruas, coloquem-nos nas escolas. O combate ao crack começa em casa, com educação. É um dever da comunidade catarinense orientar os jovens. Educação, orientação e oportunidade. Essas são três ferramentas básicas, disponíveis, e é preciso apenas colocá-las em prática. Você, mãe, pai catarinense, faça a sua parte. Pouco a pouco, atingiremos nossos objetivos. Teremos menos jovens nas ruas e, consequemente, menos crime. Por outro lado, eu, como representante político, vou trabalhar para trazer recursos para a segurança e também para a educação”.

terça-feira, 20 de julho de 2010

A violência em Santa Catarina

Todo dia, Santa Catarina registra uma média de 2,4 assassinatos. Em 2000, a relação era de menos de uma morte a cada 24 horas. Os números não param de crescer, embora o Estado continue sendo o menos violento. do Brasil nesse quesito.

É que o país tem estatísticas estratosféricas, com cerca de 48 mil homicídios por ano. Para comparar: a Guerra do Golfo, que aconteceu entre 1990 e 1991, tirou 10 mil vidas. O tráfico de drogas é apontado com a principal causa desse tipo de crime.

Para Tomelin (PSDB), a segurança pública deve ser uma preocupação constante entre os representantes políticos. Ele apoia a ideia do candidato ao governo estadual, Raimundo Colombo (DEM), de criar uma polícia comunitária. “Nada melhor do que aproximar a polícia da comunidade, fazendo com que os profissionais participem da vida de cada bairro”, afirma Tomelin. “Segurança é algo para profissionais, é feita com inteligência e atua de forma preventiva. Então, é preciso investir na capacitação dos profissionais e no equipamento utilizado no dia-a-dia de trabalho. É importante também conscientização de que a segurança pública depende de todos. As crianças e os adolescentes devem ser incentivados a ir para a escola, praticar esportes, fazer atividades culturais. A polícia também deve estar presente, na prevenção e no combate ao crime”, complementa.

Tomelin opina sobre o artigo “A imprensa e a lei”, de Moacir Pereira

No dia 19 de julho, o colunista Moacir Pereira escreveu artigo sobre a revogação da Lei da imprensa. No texto, ele afirma que este vácuo na ordem jurídica brasileira deixa os jornalistas e os cidadãos desprotegidos em relação a duas questões essenciais numa democracia moderna: 1. A garantia aos meios de comunicação para atuarem livres e com responsabilidade na veiculação de notícias de interesse público, alicerçados nos princípios do direito social à informação; 2. A segurança à cidadania para, de um lado, receber as informações; e, de outro, proteger-se contra abusos em relação aos crimes contra a honra.

O candidato a deputado estadual Tomelin (PSDB), cujo avô foi um dos pioneiros na impresa de Jaraguá do Sul e Blumenau, entende, apoia esta afirmação e acredita que os meios de comunicação devem ser pontes entre os fatos, o poder formal e a população. “É um direito do cidadão ter acesso a absolutamente todas as informações que giram em torno da política. A transparência é antes um ato de cidadania. Sejam fatos bons ou ruins, isso diz respeito à sociedade e afeta diretamente a vida de todos nós. É dessa forma que penso, trabalho e vou continuar trabalhando como cidadão e político”, destaca.

A exemplo do que foi escrito na coluna, Tomelin também participa das novas tecnologias que surgiram nos últimos anos na internet. Por meio delas, o político expõe opiniões, fatos relevantes do trabalho que realiza, além de ouvir e trocar informações com os cidadãos catarinenses. O político está no Twitter, Facebook, Orkut, Picasa, Youtube, além de expor informações neste blog e no site de campanha.

Para ler o artigo na íntegra, acesse a página do Jornal de Santa Catarina.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Tomelin fala sobre o aumento das vagas de emprego em Blumenau

O município teve um ganho de cerca de 8 mil vagas de emprego com carteira assinada no primeiro semestre. O número, divulgado ontem pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, é 121% maior que o desempenho no mesmo período do ano passado, quando foram geradas 3.615 novas vagas.

Tomelin acredita no potencial do Vale do Itajaí. “Já deu para perceber que a região está superando as suas dificuldades e está se desenvolvendo. Basta apenas que nós, representantes, façamos nossa parte. Estamos caminhando para uma qualidade de vida superior em relação aos outros Estados. O emprego está aí, praticamente garantido. Existem até cursos profissionalizantes gratuitos. Aos poucos, os cidadãos recebem seu salário, investem em moradia, na educação de seus filhos. Por outro lado, eu, como representante, vou ajudar na melhoria da saúde, da infraestrutura e segurança. É assim, por meio da união das pessoas, que nós, catarinenses vamos longe. Precisamos, todavia, mudar urgentemente os gargalos logíticos como a necessária e urgente duplicação da BR-470, novas pontes sobre o Rio Itajaí e o Anel de Contorno de Gaspar!”, destaca.

A alta dos empregos foi puxada pela recuperação das vagas perdidas na indústria de transformação durante a crise internacional, ano passado. No primeiro semestre de 2010, a geração de empregos no setor cresceu 30 vezes em relação ao mesmo período do ano passado. O saldo no primeiro semestre de 2009 foi de 121 vagas, enquanto nos primeiros seis meses deste ano subiu para 3,7 mil.

Leia mais informações na noticia publicada na sexta-feira, 16 de julho, no Jornal de Santa Catarina.

Tomelin é destaque na Folha de Blumenau

Os projetos de Tomelin (PSDB) foram destaque no jornal Folha de Blumenau deste final de semana. A publicação deu ênfase a quatro propostas para um possível mandato. É importante lembrar que Tomelin tem como prioridade a saúde e o bem-estar do catarinense e, por isso, trabalha com propostas que visam, principalmente, a melhora da saúde, educação, infraestrutura, segurança, tudo isso com transparência.

Veja, abaixo, as quatro propostas apresentadas pela Folha de Blumenau.

- Garantir transparência do serviço público via internet para a população

- Aumentar de dois para dez o número de testes do pezinho em crianças nascidas em SC

- Buscar mais vias estruturais como o anel de contorno de Gaspar e a extensão da Via Expressa

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Eleitor pode requerer voto em trânsito até 15 de agosto

A partir desta quinta-feira, o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia 3 de outubro, primeiro turno das eleições, poderá requerer o voto em trânsito, ou seja, a possibilidade de votar em qualquer uma das capitais.

O procedimento, válido apenas para a eleição para presidente, pode ser solicitado em qualquer cartório eleitoral até o dia 15 de agosto. Se o eleitor não estiver na capital escolhida, ele deverá justificar a ausência. No caso de segundo turno, o eleitor deve solicitar um novo pedido de voto em trânsito.

O voto em trânsito foi instituído pelo Congresso Nacional em uma reforma eleitoral aprovada em setembro de 2009. O objetivo da iniciativa é incluir no processo eleitoral parte dos eleitores que justificam ausência no pleito. Só em 2006, eles somaram cerca de 8 milhões.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Tomelin fala sobre a redução da pobreza em Santa Catarina

Santa Catarina registrou a maior redução da taxa de pobreza absoluta (61%) do Brasil, entre 1995 e 2008. Os dados são do estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a evolução da pobreza.

O deputado estadual Tomelin (PSDB) destaca que este número deve ser comemorado pelos catarinenses. “Somos considerados, há muito tempo, uma população desenvolvida. Caminhamos para melhorar uma situação que já é boa. Não podemos parar. Vamos trabalhar ainda mais para erradicar essa pobreza extrema, que tira a dignidade do cidadão e da cidadã catarinense. A população precisa se alimentar, precisa de moradia, precisa de trabalho, saúde e educação. E é por isso que vou trabalhar incisivamente”, explica.

O Ipea considera pobreza absoluta quando a soma dos valores recebidos pelos integrantes da casa, dividido por todos, resulta em até meio salário mínimo para cada um. O cálculo para pobreza extrema é o mesmo, considerando o resultado de até um quarto de salário mínimo por morador.

Quase 13 milhões de pessoas saíram da condição de pobreza absoluta no Brasil no período de 13 anos, enquanto 12,1 milhões superaram a condição de pobreza extrema. Os menores indicadores de crescimento da pobreza absoluta foram em SC (2,8%), São Paulo (4,6%) e Paraná (5,7%). O Brasil pode superar a miséria e diminuir a taxa de pobreza até 2016, segundo o Ipea. Para atingir esse ideal, o país precisa equilibrar a desigualdade que existe entre os estados em relação às taxas de redução da pobreza.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Tomelin participa de lançamento oficial da campanha em Blumenau

Na noite desta quarta-feira (14) a coligação “As pessoas em primeiro lugar” deu o ponta pé inicial da campanha, em Blumenau. O candidato a deputado estadual Giancarlo Tomelin (PSDB) esteve ao lado dos candidatos a governador Raimundo Colombo (DEM), vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB), senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e Paulo Bauer (PSDB) e demais candidatos à Câmara Federal e às Assembleia Legislativa do Estado. Também estiveram presentes o presidente de honra do PSDB e candidato a suplente de senador Dalírio Beber e o candidato do PSDB a deputado federal Napoleão Bernardes (PSDB).

Atualmente, a coligação possui 198 prefeitos em Santa Catarina e 1724 vereadores. Nas as eleições de 2010, disputam 65 candidatos a deputado federal e 145 a estadual.

O candidato ao governo Raimundo Colombo frisou que esta é uma união política baseada no espírito de conciliação. “Unimos nossas forças e somamos o melhor de cada um”, apontou. Colombo destacou a importância de resgatar valores como o respeito à sociedade e a civilidade, citando dados que apontam que 61% dos crimes no Brasil são cometidos por jovens com menos de 30 anos de idade. O candidato também citou as grandes conquistas do governo de Luiz Henrique da Silveira e Leonel Pavan (PSDB), como a redução da mortalidade infantil e os melhores índices do Brasil em educação. “Vamos caminhar para Santa Catarina continuar merecendo o respeito do restante do país”, garantiu.

Tomelin opina sobre transparência nas contas do Estado

A transparência nas contas do governo catarinense vai bem quando comparada aos outros estados brasileiros. A ONG Contas Abertas divulgou ontem um ranking dos portais de prestação de contas dos Estados e do governo federal. Entre os 28 analisados, Santa Catarina aparece em 7º lugar. Para contribuir com esta realidade, o deputado estadual Tomelin (PSDB) elaborou o Projeto de Lei (leia mais sobre a proposta) que trará mais clareza e transparência às ações dos representantes na Assembleia Legislativa (SC). A proposta sugere a publicação na internet de um demonstrativo dos cargos públicos, com as respectivas remunerações, gastos pessoais, vantagens, aposentadorias, reformas, pensões e gratificações.

Tomelin afirma que é preciso ir em frente. “Como sempre digo, não podemos parar. Temos uma boa posição, mas podemos e devemos buscar um lugar melhor neste ranking. Por isso criei o projeto de lei que obriga funcionários do poder a publicar periodicamente um demonstrativo dos gastos pessoais. Isso é nosso dever e direito do cidadão catarinense. Temos 80% de aproveitamento na atualização dos dados. Vamos chegar a 100%. É isso que proponho, um mandato transparente, acessível aos catarinenses”, destaca.

A nota ficou acima da média nacional. O governo do Estado tirou 5,56. A média é 4,98. O aproveitamento catarinense chegou a 80% no item de atualização de dados. O abastecimento diário de informações e a oferta de dados de anos anteriores foram um diferencial do site.

Leia mais informações no texto publicado hoje, 15 de julho, pelo Diário Catarinense.

Serra confirma vinda a SC no dia 23 de julho

O candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, confirmou ao governador Leonel Pavan, no início da tarde desta quarta-feira, que visita Santa Catarina no próximo dia 23. Serra, que fez um contato telefônico com Pavan, garantiu a presença em um debate com empresários na sede da Fiesc, em Florianópolis.

Leia mais sobre a visita de Serra no blog do Azevedo.

Ficha Limpa afetará até 15%

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, estima que de 10% a 15% dos candidatos que pretendem disputar a eleição deste ano serão barrados pela Lei da Ficha Limpa. A Justiça Eleitoral calcula que cerca de 20 mil políticos pediram registro para concorrer a algum cargo público na eleição de outubro. Até ontem, aproximadamente 2,5 mil impugnações de candidaturas tinham sido protocoladas nos tribunais dos estados. A maioria delas foi proposta por integrantes do Ministério Público que questionam políticos com ficha suja.

A nota foi publicada hoje, 15 de julho, no Jornal de Santa Catarina.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Tomelin afirma que população catarinense está atenta às propostas

Outro fato que chama a atenção nos resultados da pesquisa Mapa, encomendada pelo Grupo RBS e realizada entre os dias 7 e 9 de julho, é a liderança do candidato a presidência, José Serra. Com 43% das intenções, ele está 12 pontos a frente da candidata petista, no 1º turno. Em um eventual 2º turno, essa diferença salta para 17 pontos.

Tomelin afirma que esse cenário retrata o pensamento do povo catarinense. “Aqui, temos uma comunidade esclarecida e atenta às propostas de governo, desenvolvida e que saber o que quer, ou seja, sabe como escolher seus líderes. Estamos na frente e tenho certeza de que vamos continuar crescendo. Para isso, precisamos unir forças e, juntos, cidadão e cidadã catarinense, vamos mudar nossa realidade e fazer diferente nas próximas eleições. É preciso apostar em candidatos que pensam na saúde, na segurança e na qualidade de vida do catarinense”, destaca o Tomelin.

Tomelin destaca a força política e identificação de Paulo Bauer com o Vale do Itajaí

Pesquisa Mapa, encomendada pelo Grupo RBS e realizada entre os dias 7 e 9 de julho, indica a preferência do ex-governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) na disputa pelo Senado. Natural. Por outro lado, o deputado Paulo Bauer (PSDB) se destaca em segundo lugar, com 9,9%. Esse é um número invejável para quem começou a campanha há pouco tempo depois de ser deputado Federal e secretário de Estado. Outros candidatos já conhecidos não chegam nem perto deste índice.

“Com esses números, o tucano Paulo Bauer mostra a sua força política na candidatura ao Senado. É uma nome estadualizado Os resultados obtidos a partir desta pesquisa são reflexos do trabalho que ele e todos os PSDB têm feito por Santa Catarina. Paulo tem raizes no Vale do Itajaí e se revelou um político voltado para resultados. Vamos, juntos, eleger quem torna a política dinâmica em favor da comunidade”, destaca Tomelin.

Tomelin participa de reunião da Tríplice Aliança

Hoje, 14 de julho, acontece a primeira grande reunião da Tríplice Aliança, em Blumenau. O evento será às 19h, no Clube Caça e Tiro Fortaleza Tribess, na rua Samuel Morse, nº 133. Giancarlo Tomelin, que é candidato a deputado estadual, estará no evento, ao lado do candidato ao Governo Estadual, Raimundo Colombo (DEM), os candidatos ao senado Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e Paulo Bauer (PSDB), o candidato a deputado federal Napoleão Bernardes e outras lideranças políticas regionais.

Blog do deputado Tomelin é citado na imprensa

Em matéria publicada no jornal Folha de Blumenau desta quarta-feira (14), o candidato a deputado estadual Giancarlo Tomelin (PSDB) é citado como exemplo de politicos que utilizam a internet para interagir com os cidadãos. Segue um trecho da matéria:

“Uma das grandes apostas das coligações neste ano é a internet. Ampliado pela primeira vez pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o uso da rede mundial de computadores deve ser um aliado da campanha para quem quiser angariar votos via computador.


(...) O envolvimento dos candidatos Giancarlo Tomelin e Napoleão Bernardes (PSDB) deve ser aproveitado pelos tucanos. Os dois têm conta no Twitter e blogs em que apresentam novidades parlamentares.”



Além do blog e do twitter, o deputado também utiliza com frequência o facebook e o orkut, disponibiliza um álbum de fotos no Picasa e tem um canal no youtube com videos sobre o mandato.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Eleitor! Fique de olho nestas datas!

Abaixo, você, eleitor, pode verificar quais são as principais datas relacionadas as Eleições 2010. Programa-se, deixe tudo organizado e exerça o seu dever de cidadão!

5 de MAIO – Título e transferência: foi o último dia para fazer título ou pedir transferência de domicílio eleitoral.

5 de MAIO – Portadores de necessidades: foi o último dia para portadores de necessidades especiais pedirem transferência para seção eleitoral especial.

6 de JULHO – Campanha: começou a campanha eleitoral. Fica permitido aos partidos utilizarem, das 8h às 22h, alto-falantes em suas sedes ou em veículos. É liberada também a realização de comícios, assim como a propaganda eleitoral pela internet.

15 de JULHO – Voto em trânsito: começa o prazo para o eleitor que estiver ausente do seu domicílio eleitoral, no primeiro e/ou no segundo turno, pedir habilitação para votar em trânsito para presidente, indicando a capital do Estado onde estará presente.

15 de AGOSTO – Voto em trânsito: termina o prazo para o eleitor que estiver ausente do seu domicílio eleitoral, no primeiro e/ou no segundo turno, pedir habilitação para votar em trânsito para presidente, indicando a capital do Estado onde estará presente.

17 de AGOSTO – Propaganda eleitoral: começa a propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão.

Tomelin apoia instalação do Estaleiro OSX em Biguaçu

Nos últimos dias, uma das principais pautas abordadas nos jornais do Estado é a instalação do Estaleiro OSX, em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Na semana passada, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, reuniu-se em Brasília com uma comitiva catarinense e estabeleceu um cronograma de trabalho para discutir a licença ambiental das obras. De acordo com o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, é possível que dentro de 15 dias haja uma resposta para a licença requisitada pela OSX.

Para o deputado estadual Tomelin (PSDB), é preciso primeiro ter o olhar da sustentabilidade. ?Este projeto, durante todas as conversas que tive com pessoas envolvidas, sempre atendeu a esse olhar: ambiental, social e econômico. Tanto é verdade que ele se tornou um assunto suprapartidário, tem o envolvimento direto do governador Leonel Pavan e dos três principais candidatos ao governo. Há questionamentos sobre a existência de exageros e valorização de indícios, fartamente contestados do ponto de vista técnico. Eu sou favorável à implantação do estaleiro em Biguaçu. Conheço bem a região e este empreendimento promoveria o desenvolvimento, com equilíbrio, desta área da Grande Florianópolis".

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tudo o que você precisa saber

A noticia abaixo foi publicada no Jornal de Santa Catarina deste final de semana. Leia a matéria e confira a opinião do deputado Tomelin (PSDB) a respeito do assunto.

A Lei Complementar 135/2010, conhecida como Lei Ficha Limpa, completou um mês em vigor. Mesmo tendo impedido candidaturas pelo país, ainda não foi totalmente compreendida pelos principais interessados: os eleitores. Em síntese, o texto aumentou o leque de situações que impossibilitam uma pessoa a tornar-se candidato e aumentou o período de inelegibilidade de três para oito anos.

Apesar das restrições, um senador e uma deputada conseguiram – amparados por liminares concedidas por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) – protocolar candidatura mesmo sendo, teoricamente, “fichas sujas”.

Tomelin acredita que a Lei Ficha Limpa é imprescindível em qualquer eleição e considera um absurdo as brechas encontradas por certos políticos. Tudo isso acontece porque não há transparência, não há cobrança da sociedade. “Se o candidato tem a ficha suja, não deveria nem ter a cara de pau de concorrer a algum cargo público. Pior ainda é tentar burlar a legislação brasileira”, afirma.

Diante desses descasos, o deputado Tomelin elaborou o projeto que sugere a publicação na internet de um demonstrativo dos cargos públicos, com as respectivas remunerações.

– “Nós, que estamos representando o povo, temos o dever de deixar tudo claro, cada centavo que gastamos e onde aplicamos. É um dever nosso e um direito do cidadão. Também é nosso dever ter a ficha limpa, ser honesto com o catarinense, com a sociedade. É preciso promover a diminuição da corrupção política. Se há fiscalização, há também menos chances de roubar, de enganar. Eu sou justo, não minto, não roubo e, como cidadão catarinense, vou cobrar isso dos outros representantes!”

Deputato Tomelin tem relação direta com o município de Gaspar

A nota abaixo foi publicada no dia 9 de julho, no Jornal Metas. O texto fala sobre a relação entre o deputado Tomelin (PSDB) e a cidade de Gaspar.

Na terra I - Outro candidato que tem alguma relação direta com Gaspar é o deputado Giancarlo Tomelin (PSDB), neto de João dos Santos, que foi prefeito em Gaspar. Também é primo de Andreone Cordeiro, que já foi vereador e vice-prefeito no município, portanto tem sangue político nas veias. Tomelin tem trabalhado pelas reivindicações de Gaspar junto ao governo do Estado, sobretudo o hospital. Dentro do PSDB de Gaspar tem o apoio, principalmente a garantia do trabalho do ex-vereador Orlando Bernardes. Tem calculado que espera uma boa votação dos gasparenses, algo perto dos 2 mil votos.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

TRE não fará fiscalização nas eleições, mas eleitor pode fazer denúncias

Com o início da campanha eleitoral começam também as denúncias de irregularidades. Mas o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) não contará com uma estrutura especial para a fiscalização. Por outro lado, qualquer cidadão pode denunciar irregularidades.

Como a Justiça só age se provocada, a maioria das denúncias parte dos próprios partidos, que se fiscalizam entre si. No site do TRE é possível denunciar. O interessado preenche um questionário e relata a denúncia, sendo que é possível também pedir sigilo da autoria.

As informações são repassadas para a Procuradoria Regional Eleitoral que investigará o caso. Caso o promotor entenda que houve irregularidade, ele pode entrar com uma representação. Nesta eleição, o TRE contará com três juízes auxiliares que responsáveis por analisar estes casos.

Tomelin acredita que é sim papel do cidadão fiscalizar os representantes políticos."É importante que tenhamos eleições justas e claras. E a fiscalização deve começar pelos próprios eleitores. A política correta não envolve apenas políticos honestos, mas também se faz com eleitores conscientes", destaca.

Ouça o jingle do Deputado Tomelin

Aqui, no blog do Deputado Tomelin (PSDB), você pode escutar com exclusividade o jingle preparado para a campanha a deputado estadual em 2010. Não deixe de ouvir!

Assista ao debate com os pré-candidatos ao governo estadual

Veja, agora, na TV COM, o debate com os pré-candidatos ao governo estadual.

Clique aqui, para assistir on-line.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Fumante aborda e questiona Serra sobre extensão da lei antifumo no país

Ontem, 7 de julho, o site Folha de São Paulo, publicou a seguinte matéria:

Durante uma caminhada no centro de Campinas hoje à tarde, o candidato à Presidência José Serra (PSDB) foi abordado por um jovem que, com cigarro na mão, questionou se ele pretendia implantar a lei antifumo em todo país caso seja eleito.

O tucano respondeu que não. "A lei é altamente excludente", disse o jovem, que preferiu não se identificar e demonstrou estar bastante emocionado ao falar com Serra.

"Presidente não vai cuidar disso porque é uma lei estadual. Quem tem que cuidar disso são os Estados. Basicamente, a lei tem objetivo de fazer com que as pessoas que fumam não incomodem outras pessoas que não fumam", disse Serra.

O deputado estadual Giancarlo Tomelin (PSDB) foi um dos que elaborou um projeto que proíbe o fumo em lugares fechados no estado de Santa Catarina. A proposta foi aprovada, junto com outros projetos semelhantes, e virou lei em 2009.

Conheça o informativo impresso do Deputado Tomelin

Já está circulando o informativo impresso das atividades parlamentares do deputado estadual Giancarlo Tomelin (PSDB). Se você ainda não teve acesso ao material, pode confira todas as notícias, fazendo o download do PDF.

O informativo é bastante explicativo e fala sobre uma série de projetos e ações do deputado Tomelin, entre eles: lei que proíbe o fumo em lugares fechados, lei que melhora a relação nos condomínios, projeto que propõe o aumento para dez exames no teste do pezinho, além dos recursos que trouxe para a região.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Não se engane! O Bolsa Família é um projeto do PSDB

No primeiro dia de campanha, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, prometeu ontem, em Curitiba, mais que duplicar os investimentos no Bolsa Família. Os recursos atenderiam outras 15 milhões de famílias. Sua oponente petista, Dilma Rousseff, acusou a oposição de tentar acabar com o principal programa social da gestão Lula.

O que poucos sabem é que o Bolsa Família não é fruto da imaginação de Lula. Um grave engano. Lula ganhou apenas os méritos ao unir o Bolsa Escola, o Bolsa Alimentação e o Auxilio Gás e transformá-los no Bolsa Família. Todos os três programas foram criados pelo ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e fazem parte da Rede de Proteção Social.

Tomelin fala sobre o assunto: “Os investimentos que Serra citou são fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Por outro lado, esses mesmos cidadãos precisam saber que o PT é um partido que engana e conquista fama através de trabalhos realizados por outros. O Bolsa Família é um projeto do PSDB, do FHC em favor da cidadania. Foi ele quem pensou em distribuir recursos aos humildes, sem humilhá-los e ao mesmo tempo promovendo a inserção social. E assim como ele, como Serra, também penso no bem-estar do catarinense. Vamos fazer muito pela saúde e pela educação aqui no Estado. Pesquise, entenda o que acontece e vote em que realmente fez o melhor por você até agora, leitor”.

PT não se compromete com reforma tributária

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, frustrou empresários ao evitar se comprometer com a diminuição da carga tributária do país. Dilma reconheceu que o sistema atual é "caótico" e afeta a competitividade das empresas.

Isso gera muitos problemas para a economia brasileira, especialmente para a indústria de transformação, setor que mais paga impostos no país, de acordo com dados divulgados pelo Valor Econômico. Além disso, esta área também é a que mais emprega no Brasil. O Vale do Itajaí é caracterizado por abrigar dezenas de empresas deste tipo e a alta carga tributária afeta diretamente a vida dos empresários e da população catarinense.

O deputado Tomelin (PSDB) destaca que a alta carga tributária e centralizada como ela é, praticamente na União, não contribui em nada para a qualidade de vida do cidadão. “O retorno é injusto, político, às vezes autoritário e mínimo. É um absurdo, um descaso com o brasileiro. As empresas deixam de contratar novos colaboradores, pois a cada novo emprego, valores abusivos são cobrados pelo governo federal. Os impostos elevados afetam o crescimento da indústria, seus agregados e do número de empregos. Acaba incentivando o trabalho informal, que não oferece benefícios que garantam o bem-estar do trabalhador”, explica Tomelin

terça-feira, 6 de julho de 2010

Tomelin diz ter vergonha desta realidade: a duplicação das BRs 470 e 101

Hoje, 6 de julho, a duplicação nas BRs 470 e 101 foi notícia no Jornal de Santa Catarina e no Diário Catarinense. O problema em relação à primeira rodovia são os atrasos para o início de uma das obras mais aguardadas no Vale do Itajaí. A duplicação da BR-470, no trecho entre Indaial e Navegantes, ainda não tem data definida para começar.

Já os motoristas que trafegam pela BR-101, trecho Sul, sofrem com os buracos e trincas ao longo do asfalto, apenas três anos após a duplicação das pistas liberadas. Essas falhas, em tese, só deveriam começar a aparecer após oito anos de uso.

O deputado Tomelin (PSDB) afirma que as rodovias são gargalos para o desenvolvimento econômico e social do Vale do Itajaí, especialmente a BR-470. “Sem uma infraestrutura de qualidade, as matérias-primas demoram a chegar ao Vale ou os produtos não são transportados de forma rápida e eficiente. Aumentam os custos, os prazos, o tempo e, com isso, a região vai perdendo espaço e fica para trás. Se tem um culpado pelo atraso do Vale do Itajaí, este responsável é o governo federal”. Para Tomelin, esse assunto é usado por muitos como palanque em véspera de eleição, mas pouco realmente se faz. E os governantes não estão nem ai. Nem a vigorosa campanha que a RBS e outros meios de comunicação fizeram e fazem pela BR 470 e BR 101 foi capaz de dar outro alento. Quanto pior, melhor. Mais promessas. Novos culpados. É preciso mudar essa realidade e fazer com que a região passe a se desenvolver de forma constante, trazendo benefícios para os cidadãos”, enfatiza.

Artigo - Eleição sem maquiagem

Amigos! Indico um ótimo artigo, escrito pelo ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Com o título "Eleição sem maquiagem", o texto foi publicado no Diário Catarinense no dia 4 de junho e agora está disponível na sessão de artigos deste blog. Acesse!

Abaixo, você tem a oportunidade de ler dois trechos do artigo.

"(...)

Infelizmente, estamos às voltas com distrações. Um cântico de louvor às nossas grandezas, de uma falta de realismo assustador. Embarcamos na antiga tese do Brasil – potência e, sem olhar em volta, propomo-nos a dar saltos sem saber com que recursos: trem bala de custos desconhecidos, pré-sal sem atenção ao impacto do desastre do Golfo do México sobre os custos futuros da extração do petróleo, capitalização da Petrobras de proporções gigantescas, uma Petrossal de propósitos incertos e tamanho imprevisível. Tudo grandioso. Fala-se mais do que se faz. E o que se faz é graças a transferências maciças do bolso dos contribuintes para o caixa das grandes empresas amigas do Estado, através de empréstimos subsidiados do BNDES, que de quebra engordam a dívida bruta do Tesouro.

A encenação para a eleição de outubro já está pronta. Como numa fábula, a candidata do governo, bem penteada e rosada, quase uma princesinha nórdica, dirá tudo o que se espera que diga, especialmente o que o “mercado” e os parceiros internacionais querem ouvir. Mas a própria candidata já alertou: não é um poste. E não é mesmo, espero. Tem uma história, que não bate com o que se quer que ela diga. Cumprirá o que disse?

(...)"

Estudantes podem ter passe escolar garantido para atividades extracurriculares

Uma proposta apresentada pelo vereador Napoleão Bernardes (PSDB) na Câmara Municipal de Blumenau pretende assegurar passe escolar aos estudantes que participem de atividades extracurriculares no contraturno da aula, como reforço escolar, atividades culturais ou esportivas. Napoleão acredita que educação e ensino vão além da atividade curricular. “Muitos jovens têm atividades de reforço, complementar, cultural ou esportiva no período em que não estão estudando. Certamente o passe escolar é condição fundamental para estimular os alunos a participarem das atividades. Alguns estudantes são impossibilitados de participar por questões financeiras", defende o vereador. O projeto de lei está tramitando na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Câmara.

O deputado Tomelin apoia a iniciativa e afirma que, além de estimular as atividades extracurriculares, o projeto contribui para que as crianças e jovens não fiquem pelas ruas. “Não basta apenas criar a oportunidade, com esportes e reforços fora da sala de aula, é preciso também incentivar a participação dos jovens”, afirma. A família de muitas dessas crianças não possuem recursos financeiros para levá-las as atividades e acabam, por falta de opção, deixando-as em casa, sozinhas, ou mesmo pelas ruas. “Aí mora um grande perigo. As crianças, os jovens catarinenses, são o futuro deste Estado e precisamos cuidar deles, da sua educação e principalmente da sua segurança. Este projeto contribui e muito para isto”, finaliza.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Saiba quem é Indio da Costa, o vice de José Serra

O deputado federal Indio da Costa (DEM) tem 39 anos e vai compor a chapa do tucano José Serra na disputa pela Presidência. Carioca, o parlamentar foi o relator do projeto Ficha Limpa, que veta a candidatura de políticos com "ficha suja" na Justiça, na Câmara dos Deputados.

Advogado, Antonio Pedro de Siqueira Indio da Costa já foi vereador e é membro da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Vereador do Rio de Janeiro pelo antigo PFL, foi eleito em 1996, 2000 e 2004. Dois anos mais tarde, foi eleito deputado federal pelo DEM.

Berço

O deputado estadual Giancarlo Tomelin (PSDB) comemorou seus 37 anos na 9ª edição da Stammtisch da Vila Itoupava, em Blumenau, no último sábado.

Teve ao seu lado o deputado federal Paulo Bauer (PSDB), que voltou à cidade onde nasceu e ao bairro onde seu avô, Alberto Bauer, viveu por longos anos, para prestigiar o amigo e ainda torcer pela Alemanha contra a Argentina.

A nota foi publicada hoje, 5 de junho, no blog do Prisco, do jornal A Notícia.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Bola para frente cidadão

Hoje, infelizmente, a seleção brasileira não venceu a Holanda na Copa da África do Sul. O sentimento é de tristeza, mas não podemos desanimar. Agora é hora de pensar no Brasil como país, como nação que necessita de mudanças. É preciso focar nas necessidades dos cidadãos, na saúde, na infraestrutura e em tantas outras carências. É importante, principalmente, pensar nas eleições, na hora de escolher o seu representante!

Hoje não deu para a seleção, nosso orgulho. Mas vamos pensar no futuro. Ele é seu, é meu e de todos os brasileiros. Unidos, todos nós, vamos longe.

Tomelin completa 37 anos

Amanhã, dia 3 de julho, o deputado estadual Giancarlo Tomelin (PSDB) completa 37 anos. Como sempre, a comemoração será discreta, apenas para família e amigos íntimos.

Veja, abaixo, fotos do político em vários momentos de sua vida. Confira mais imagens no Picasa do Deputado Tomelin.



quinta-feira, 1 de julho de 2010

PSDB confirma Tríplice Aliança

Ontem, 30 de junho, aconteceu a convenção do PSDB, que definiu os últimos detalhes do período pré-eleitoral. O momento foi marcado pela confirmação da Tríplice Aliança, formada pelos partidos PSDB, PMDB e DEM. À frente, está o candidato ao governo, Raimundo Colombo (DEM).

O deputado Tomelin (PSDB) esteve no evento e acompanhou de perto as negociações.