A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reagiram aos ataques, feitos no final de semana, pelo presidente Lula à imprensa. Em nota, a ANJ disse ser "preocupante" que o presidente manifeste desconhecimento sobre o papel da imprensa na democracia.
"O papel da imprensa, convém recordar, é o de levar à sociedade toda informação, opinião e crítica que contribua para as opções dos cidadãos, mesmo aquelas que desagradem ao governantes", declarou a associação. "Ele [Lula] jamais criticou o trabalho jornalístico quando as informações tinham implicações negativas para seus opositores", ressaltou a ANJ.
O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, também reagiu ao discurso:
– Este é um país onde a imprensa é livre. Denúncias sempre existiram, hoje e antes, quando o presidente estava na oposição.
Lula criticou a imprensa brasileira durante comício da candidata Dilma Rousseff (PT) em Campinas. Lula disse que algumas reportagens publicadas por jornais e revistas do país são uma”vergonha”. De acordo com ele, alguns veículos de imprensa se comportam, neste momento de campanha eleitoral, como partidos.
O presidente afirmou, ainda, que algumas publicações “destilam ódio e mentiras” sobre o governo federal porque não se conformam com as realizações de seu mandato. (Clique aqui para ler a matéria na íntegra, no jornal A Notícia).
– “Sou neto de um dos pioneiros da imprensa em Jaraguá do Sul e Blumenau, Honorato Tomelin, já falecido. Por isso, sei melhor do que muitos, a importância da imprensa e o quanto ela representa e quanto é necessária para a democracia, para a liberdade de pensamento e expressão, bem como para a solidificação da pluralidade partidária e de ideias. Quero a liberdade de expressão para todos, liberdade de ir e vir. O presidente reclama, reprime e condena algo que já lhe serviu bem quando ele era oposição. Os políticos precisam mudar. Precisam ser coerentes, transparentes e dialéticos com a sociedade. Nada mais. E dessa forma, quero trabalhar pelo bem-estar de todos, para melhorar realidade de todos. Conto com o apoio de vocês amigos, estamos na reta final!”, destaca Tomelin.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário