– “Vejam meus amigos, abaixo, esta importante iniciativa. É resultado da necessidade de melhorar a saúde dos catarinenses. Fui um dos autores que proíbe o fumo em lugares fechados. Infelizmente, por falta da atenção do governo estadual, este projeto não foi regulamentado ainda. Na cidade de Florianópolis, a lei municipal avançou, é aplicada e fiscalizada. A saúde é um direito de todos, é dever do Estado e, por isso, deve ser cobrada. Quem não fuma, principalmente crianças e grávidas, tem o direito de não inalar a fumaça de outros, ou seja, direito a saúde, a qualidade de vida. E quem fuma, por ser um vício, pode continuar fumando, desde que não contamine os outros. Junto com os cidadãos, vou sim cobrar para que a lei seja implantada de forma eficiente em toda Santa Catarina. Defendo melhores condições de saúde à população catarinense e é isso que vou fazer”, afirma o candidato a deputado estadual Tomelin (PSDB).
Servidores estaduais contam com importante aliado para parar de fumar
O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, chega anunciando novos ares aos servidores da Maternidade Carmela Dutra interessados em parar de fumar. A partir de 9 de setembro, será oferecida pela TopMed, empresa contratada pelo Governo do Estado para promover a saúde entre os servidores estaduais, a Oficina Respirando Saúde, em que uma equipe multidisciplinar auxilia no abandono do tabagismo e na adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
Cada Oficina tem duração de dois meses e é composta por oito módulos. O primeiro encontro consiste em uma entrevista individual, na qual o participante é avaliado, apresenta seu histórico como tabagista e define se prefere parar de fumar abruptamente ou gradualmente. Os encontros têm duração de duas horas, ocorrem semanalmente, e incluem até mesmo uma experiência nas academias ao ar livre TopMed, onde são orientados para a prática regular de atividade física.
Desde 2009, já foram oferecidas aos servidores estaduais cerca de 10 oficinas Respirando Saúde, e os resultados têm sido surpreendentes. Em média, 70% dos participantes conseguem parar de fumar. “Nosso principal requisito, na hora de formar as turmas, é que a pessoa esteja interessada em largar o cigarro. Este critério na seleção dos participantes é o primeiro passo para obtermos êxito, já que ajudamos quem realmente deseja ter este suporte”, destaca a diretora-médica da TopMed, dra. Renata Zobaran. Atualmente, estão em curso oficinas no Hospital Infantil, na Secretaria de Estado da Fazenda e no Centro Administrativo.
A equipe responsável por ministrar a oficina Respirando Saúde é formada por duas médicas, enfermeira, psicóloga e nutricionista. Além dos aspectos diretamente ligados ao tabagismo são abordadas questões paralelas, como a importância de se manter uma alimentação equilibrada e de incluir exercícios na rotina. Assim que as oficinas são concluídas, uma equipe permanece dando suporte aos participantes, esclarecendo dúvidas e monitorando a condição física.
A oficina de setembro, na Maternidade Carmela Dutra, já está com inscrições esgotadas, mas novas turmas serão abertas regularmente, sempre com inscrições gratuitas. Os setores de RH ligados ao Governo do Estado interessados na oferta das oficinas podem entrar em contato com a enfermeira Cristiane, no oficinasdesaude@topmed.com.br.
O texto acima foi retirado do site da TopMed.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário